O INSTITUTO PIETISTA DE CULTURA (IPC) é um Instituto Teológico mantido pela IBRM (Igreja Batista Renovada Moriá). A sua missão é promover o ensino do pensamento cristão dentro de uma perspectiva interdisciplinar, combinando o aspecto acadêmico da teologia com o aspecto devocional da fé.

O IPC se propõe a oferecer cursos livres de teologia em nível médio e superior. Além disso, pretende oferecer cursos de extensão em temas teológicos específicos de caráter apologético e transdisciplinar. Os referidos cursos de extensão proporcionarão suporte aos Seminários e Faculdades Teológicas existentes, oferecendo a oportunidade de complementação e especialização dos estudos.

O IPC também oferecerá Cursos de Pós-Graduação em convênio com Instituições de Ensino Superior já credenciadas pelo MEC.

O corpo docente do IPC é formado por professores graduados e pós-graduados (especialização, mestrado, doutorado) em Universidades credenciadas pelo MEC e pela CAPES. Alguns de nossos professores também são professores de Universidades Federais e Estaduais, tendo ampla experiência em cargos de coordenação, em composição de currículos universitários e em assessoria de autorização e reconhecimento de cursos de graduação junto ao MEC.

Os professores do IPC têm também ampla produção cultural através da publicação de livros e de artigos em revistas e jornais especializados. O Jornal TOCHA DA VERDADE é um periódico teológico vinculado ao IPC. As obras da Editora Moriá também dão especial atenção aos temas de aprofundamento do IPC.

POR QUE É PIETISTA?

No século XVII, após a morte de Martinho Lutero, as igrejas protestantes na Alemanha se entregaram a disputas teológicas, negligenciando o aspecto experimental e prático da fé. Nesse instante, Filipe Jacob Spener apareceu em cena através de seu livro “Desejos de Piedade” (1675). Ele protestava contra a crença popular de que a pessoa podia se considerar cristã pelo simples batismo infantil. Contra isso, ele interpunha a exigência do novo nascimento como uma experiência pessoal. Spener não se opôs a teologia, mas insistiu na importância dos estudos bíblicos acontecerem em um contexto de fervor espiritual. Ele enfatizou a fé viva contra a ortodoxia morta.

Spener introduziu um sistema de grupos de estudos bíblico nos lares e ressaltou o sacerdócio universal dos crentes. Os seus “colégios de piedade” inspiraram as “sociedades metodistas” na Inglaterra. O pietismo alemão correspondeu ao evangelicalismo anglo-saxão.

O convertido mais importante de Spener foi A. H. Francke (1663-1727), outro grande líder do movimento pietista antigo. Francke fundou uma nova universidade dentro da orientação pietista.

A influência do pietismo foi poderosa. O afilhado de Spener, Conde Zinzendorf, importante líder dos irmãos morávios, trouxe grande impulso ao movimento missionário evangélico. Através dos irmãos Morávios, John Wesley se converteu na Inglaterra, e, pelo seu ministério, a Inglaterra conheceu o maior avivamento espiritual de sua história.

O IPC é pietista porque ressalta uma fé viva, um cristianismo experimental, o fervor evangélico e missionário. Como M. Lloyd-Jones, compreendemos a pregação e o ensino como “razão eloqüente” e “lógica em chamas”!

POR QUE “DE CULTURA”?

Por que visa a uma formação interdisciplinar que capacite os alunos a argumentarem a favor da fé cristã em um ambiente acadêmico secular. A nossa preocupação é com o equilíbrio entre “identidade e relevância”. Pretendemos argumentar nos “jogos de linguagem” dos acadêmicos, mas sem fazer concessões no conteúdo bíblico de nossa fé.

Oferecemos formação teológica capaz de não ser abalada pelas modernas críticas do pensamento secularizado.

INSCRIÇÕES ABERTAS para o I Simpósio Acadêmico da COMUNIE

Iniciam-se nesta semana as inscrições para o I Simpósio Acadêmico da COMUNIE. Você pode acessar o site e preencher a ficha de inscrição para participar de todas as palestras relacionadas para o evento, pagando a taxa de R$ 22,00 (Vinte e Dois Reais). O Simpósio ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro com abertura na noite do primeiro dia e serão realizadas no auditório de Direito da Faculdade 7 de Setembro, localizada no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, Ceará.
A COMUNIE é uma idealização do Reverendo Glauco Barreira Magalhães, pastor da Igreja Batista Renovada Moriá e Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Tem como finalidade reunir o maior número possível de universitários cristãos espalhados pelas diversas faculdades de Fortaleza para, como disse o Reverendo Glauco, um trabalho de capelania universitária. O pastor Glauco Barreira pretende, com os cultos que promove no início e final de cada semestre e também com o simpósio, preparar os cristãos evangélicos para os desafios da fé no contexto acadêmico. Muitos cristãos têm apresentado inúmeros problemas quando se deparam com os conceitos humanistas de teóricos modernos e contemporâneos, ocasionando, em determinados casos, uma diminuição da influência dos princípios cristãos que nortearam o pensamento racional clássico a partir do Iluminismo no meio acadêmico. A pretensão é despertar os alunos crentes para não se sujeitarem às teorias que se contrapõem aos ditames evangélicos, pois aquelas contemplam uma perspectiva cética e discriminatória dos conceitos bíblicos; antes devem associar suas pesquisas aos conceitos de sabedoria encontrados nas Escrituras para que a fé esteja presente nas duas áreas de maior influência da vida do homem de hoje: a individual e a profissional. Lembremo-nos que a concepção cristã fundamentou muitos dos trabalhos dos quais dispomos para desenvolvermos nossos trabalhos acadêmicos. Quem não lembra de Kant, de Hegel, de Kierkegaard e de outros protestantes cujas vidas são referenciais no universo acadêmico? Lembremo-nos também de sua espiritualidade. É de Soren Kierkegaard a máxima: “A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora”.
Portanto, com uma perspectiva renovadora e ousada o ilustre pastor tenta levar os universitários cristãos ao que ele próprio vivenciou e ainda vivencia na Universidade, sendo um profissional exemplar que nunca separa suas convicções cristãs dos trabalhos que produziu e produz. Basta ler um de seus livros de Direito que você logo concluirá o que dissemos. “Hermenêutica e unidade axiológica da Constituição” é um exemplo, sendo um trabalho extraordinário cuja indicação é mesmo de uma teoria baseada na justiça e na correta interpretação que encontramos nas Escrituras.
Para o I Simpósio Acadêmico da COMUNIE, outros professores que têm se identificado com as propostas do projeto estarão participando como palestrantes. Os célebres professores serão:
Prof. Glauco Barreira Magalhães Filho [Teólogo (UMESP), Mestre em Direito (UFC), Doutor em Sociologia (UFC) e em Ministério (FTML), Livre Docente em Filosofia do Direito (UVA), Professor de Direito (UFC) e Membro da Academia de Cearense de Letras Jurídicas]
Prof. João Marcos Meneses [Mestre/Doutor em Cirurgia (UFC), Ginecologista-MEAC-(UFC), Gerente de Pesquisa e Ensino – HEMOCE, Membro do Oncofertility Consortium - Northwestern University – USA]
Prof(a). Claudiana Nogueira de Alencar [Mestre e Doutora em Linguística (UNICAMP), Pós-Doutorada em Semântica/Pragmática, Pesquisadora/Visitande na Universidade de Birminghan – UK, Profesora do Programa de Pós-Grauação em Linguística Aplicada da UECE e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e em Ensino MAIE da UECE]
Prof. João Batista Costa Gonçalves [Mestre e Doutor e Pós-Doutor em Linguística (UFC), Professor do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguístic Aplicada na UECE, Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na UECE]
Prof. Pitágoras Graça Martins [Mestre em Engenharia de Teleinformática (UFC), Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas (ESTÁCIO), Professor de Pós-Graduação da discipliana de Algaritmos (ESTÁCIO)]
Prof(a). Pablyana Leila R. Cunha [Doutora em Química, Professora das disciplina de Química Geral e de História da Química (UFC), Professora da Pós-Graduação em Química da UFC e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UFC]
Prof. Ricardo Marques [Biólogo e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC), Zoólogo e Paleontólogo e Cadastrado em Diretórios Internacionais, e formação em Astrobilogia pela University of Edinburgh, Professor de Biologia Celular e Molecular, Bioquímic e Biofísica em cursos de Pós-Graduação, Membro da American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB)]
Prof. Daniel Cassiano Lima [Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela UFC, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFC), Doutor em Biodiversidade Animal (UFSM-RS)].
Os temas abordados serão: “O desafio cristão nas Universidades”, “Aspectos da Bioética”, “A minha paz eu vos dou: a promessa como ato de fala no discurso bíblico”, "No princípio era o verbo: a dimensão dialógica nos textos bíblicos”, “Inteligência Artificial: A imitação de uma Vida Superior” e as "As raízes cristãs da ciência moderna", "Evolução Biológica e suas abordagens: como o cristão pode se portar".

PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO, ACESSE: http://projetocomunie.wixsite.com/comunie


Em breve estaremos disponibilizando a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário