O INSTITUTO PIETISTA DE CULTURA (IPC) é um Instituto Teológico mantido pela IBRM (Igreja Batista Renovada Moriá). A sua missão é promover o ensino do pensamento cristão dentro de uma perspectiva interdisciplinar, combinando o aspecto acadêmico da teologia com o aspecto devocional da fé.

O IPC se propõe a oferecer cursos livres de teologia em nível médio e superior. Além disso, pretende oferecer cursos de extensão em temas teológicos específicos de caráter apologético e transdisciplinar. Os referidos cursos de extensão proporcionarão suporte aos Seminários e Faculdades Teológicas existentes, oferecendo a oportunidade de complementação e especialização dos estudos.

O IPC também oferecerá Cursos de Pós-Graduação em convênio com Instituições de Ensino Superior já credenciadas pelo MEC.

O corpo docente do IPC é formado por professores graduados e pós-graduados (especialização, mestrado, doutorado) em Universidades credenciadas pelo MEC e pela CAPES. Alguns de nossos professores também são professores de Universidades Federais e Estaduais, tendo ampla experiência em cargos de coordenação, em composição de currículos universitários e em assessoria de autorização e reconhecimento de cursos de graduação junto ao MEC.

Os professores do IPC têm também ampla produção cultural através da publicação de livros e de artigos em revistas e jornais especializados. O Jornal TOCHA DA VERDADE é um periódico teológico vinculado ao IPC. As obras da Editora Moriá também dão especial atenção aos temas de aprofundamento do IPC.

POR QUE É PIETISTA?

No século XVII, após a morte de Martinho Lutero, as igrejas protestantes na Alemanha se entregaram a disputas teológicas, negligenciando o aspecto experimental e prático da fé. Nesse instante, Filipe Jacob Spener apareceu em cena através de seu livro “Desejos de Piedade” (1675). Ele protestava contra a crença popular de que a pessoa podia se considerar cristã pelo simples batismo infantil. Contra isso, ele interpunha a exigência do novo nascimento como uma experiência pessoal. Spener não se opôs a teologia, mas insistiu na importância dos estudos bíblicos acontecerem em um contexto de fervor espiritual. Ele enfatizou a fé viva contra a ortodoxia morta.

Spener introduziu um sistema de grupos de estudos bíblico nos lares e ressaltou o sacerdócio universal dos crentes. Os seus “colégios de piedade” inspiraram as “sociedades metodistas” na Inglaterra. O pietismo alemão correspondeu ao evangelicalismo anglo-saxão.

O convertido mais importante de Spener foi A. H. Francke (1663-1727), outro grande líder do movimento pietista antigo. Francke fundou uma nova universidade dentro da orientação pietista.

A influência do pietismo foi poderosa. O afilhado de Spener, Conde Zinzendorf, importante líder dos irmãos morávios, trouxe grande impulso ao movimento missionário evangélico. Através dos irmãos Morávios, John Wesley se converteu na Inglaterra, e, pelo seu ministério, a Inglaterra conheceu o maior avivamento espiritual de sua história.

O IPC é pietista porque ressalta uma fé viva, um cristianismo experimental, o fervor evangélico e missionário. Como M. Lloyd-Jones, compreendemos a pregação e o ensino como “razão eloqüente” e “lógica em chamas”!

POR QUE “DE CULTURA”?

Por que visa a uma formação interdisciplinar que capacite os alunos a argumentarem a favor da fé cristã em um ambiente acadêmico secular. A nossa preocupação é com o equilíbrio entre “identidade e relevância”. Pretendemos argumentar nos “jogos de linguagem” dos acadêmicos, mas sem fazer concessões no conteúdo bíblico de nossa fé.

Oferecemos formação teológica capaz de não ser abalada pelas modernas críticas do pensamento secularizado.


Grades Curriculares



GRADE CURRICULAR - TEOLOGIA AVANÇADA - Duração: 3 ANOS
SEMESTRE I
COD DISCIPLINA PRÉ-REQUISITO CARGA
HORÁRIA (H/A)




D11 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - 80
D12 BIBLIOLOGIA - 80
D13 ANTROPOLOGIA DO ANTIGO - 80

E NOVO TESTAMENTO


TOTAL
240




SEMESTRE II
COD DISCIPLINA PRÉ-REQUISITO CARGA
HORÁRIA (H/A)




D21 HISTÓRIA ECLESIÁSTICA I D11 80
D22 PATRÍSTICA D11 80
D23 TEOLOGIA DOGMÁTICA I D11 80





TOTAL
240




SEMESTRE III
COD DISCIPLINA PRÉ-REQUISITO CARGA
HORÁRIA (H/A)




D31 HISTÓRIA ECLESIÁSTICA II D21 80
D32 METODOLOGIA CIENTÍFICA D11 80
D33 TEOLOGIA DOGMÁTICA II D23 80





TOTAL
240




SEMESTRE IV
COD DISCIPLINA PRÉ-REQUISITO CARGA
HORÁRIA (H/A)




D41 FILOSOFIA E PENSAMENTO CRISTÃO D23 80
D42 ARQUEOLOGIA BÍBLICA D13 40
D43 HERMENÊUTICA TEOLÓGICA D23 80
D44 TÓPICOS DE TEOLOGIA ANABATISTA D23 40

TOTAL
240




SEMESTRE V
COD DISCIPLINA PRÉ-REQUISITO CARGA
HORÁRIA (H/A)




D51 APOLOGÉTICA CRISTÃ D11 80
D52 HERESIOLOGIA D41 80
D53 HOMILÉTICA D44 80
D54 TEOLOGIA DO ANTIGO E DO D23 80

NOVO TESTAMENTO


TOTAL
320




SEMESTRE VI
COD DISCIPLINA PRÉ-REQUISITO CARGA
HORÁRIA (H/A)




D61 PROJETO DE PESQUISA D32 80
D62 MISSIOLOGIA - 80
D63 TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA E D54 80

BRASILEIRA

D64 ÉTICA CRISTÃ - 80

TOTAL
320





TOTAL GERAL
1600





GRADE CURRICULAR – Teologia Básica - Duração: 2 ANOS



Semestre I CRÉDITOS CARGA HORÁRIA
Introdução Teológica 2 40 H/A
Bibliologia 2 40 H/A
Cristologia 4 80 H/A
Soteriologia 4 80 H/A



Semestre II CRÉDITOS CARGA HORÁRIA
Fundamentos do Velho e do Novo Testamento 2 40 H/A
Hermenêutica Bíblica 2 40 H/A
História de Israel 4 80 H/A
Geografia Bíblica 4 80 H/A



Semestre III CRÉDITOS CARGA HORÁRIA
Pneumatologia 4 80 H/A
Escatologia 4 80 H/A
Eclesiologia 2 40 H/A
Homilética 2 40 H/A



Semestre IV CRÉDITOS CARGA HORÁRIA
Tópicos Doutrinários do Anabatismo 4 80 H/A
História da Igreja 4 80 H/A
Missiologia Bíblica 2 40 H/A
Heresiologia 2 40 H/A


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